O Primeiro Jornal

Turismo

Os registros mostram que o primeiro jornal do Ourinhos foi o “Correio de Ourinhos”, que surgiu entre 1910 e 1917, ano em que foi publicada a edição de nº 7, datada em 9 de dezembro de 1917.



O projeto “Ourinhos: memória em movimento” integra um conjunto de ações articuladas que compreenderam a digitalização de 18 mil páginas de documentos históricos como jornais, fotos e mapas; a exposição “Memória em movimento” e a realização de documento audiovisual com depoimentos de ex-ferroviários moradores da cidade de Ourinhos. O projeto é uma iniciativa da Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, em parceria com o Ministério da Cultura através do Instituto Brasileiro de Museus e  Prefeitura Municipal de Ourinhos.

O visitante poderá conhecer alguns dos principais jornais de Ourinhos e região que circularam  por quase todo o século XX: Correio de Ourinhos, Correio do Sertão, O Contemporâneo, A Voz do Povo, O Progresso, Diário da Sorocabana, Debate, Balaio Cultural e outros, assistir aos filmes que formam o projeto “Arquivo de Lembranças” e conhecer o acervo de fotos de Francisco de Almeida Lopes.

Embora o número de documentos digitalizados seja expressivo, as coleções de jornais apresentam lacunas, com interrupções em alguns períodos.

Acesse o acervo, clicando aqui


Informações Turísticas
Pontos Turísticos
História de Ourinhos
Telefones Úteis
Cinemas
Horários de Ônibus
Horários do Comércio
Mapa de Ourinhos
Praças
Ciclovias
Trilhas de Caminhada


Guia da Cidade
Food Trucks
Camelódromo
LanchódromoMercadão
Plaza Shopping
Shopping Cinemarti
Galerias Comerciais