O Nome do Município

Turismo

Não se sabe ao certo a origem exata do nome “Ourinhos”, pois existem cinco vertentes como mostramos abaixo.



1ª Hipótese “o córrego”: Jacarezinho é, originalmente, o nome de um rio e Ourinho (sem o “s”), o de um riacho que vai dar o ribeirão Fartura, afluente do Paranapanema. O riacho Ourinho movia a roda d'água da serraria de João Frutuoso de Melo Coelho, por volta de 1896 e que em 1926 foi represado para servir de piscina pública. Hoje está canalizado na parte central da cidade de Jacarezinho.

2ª Hipótese “o mapa”: Um mapa de 1908 mostra uma cidade com o nome Ourinho (sem o “s”), no lugar da atual Jacarezinho. Na realidade, a Ourinho paranaense foi também Nova Alcântara por escolha do seu fundador, o mineiro Antônio Alcântara da Fonseca, que se fixou naquelas terras em 1888. (Mapa Editado pela seção cartográfica do “Graphico Weiszflog Irmãos”, mostrando a zona tributária da “Sorocabana Railway Company”, a Companhia Férrea na época).

3ª Hipótese “a fazenda”: O patrimônio de Nova Alcântara, ou “Ourinho”, correu o risco de se chamar Costina, em homenagem ao fazendeiro e político Antônio José da Costa Júnior, que recusou a discutível honraria. Sua fazenda, aliás, chamava-se “Ourinhos” e atravessava o rio Paranapanema até o lugar conhecido como Água do Jacu, atual bairro rural ourinhense.

4ª Hipótese “a estação”: Existiu uma estação da RVPSC com este nome entre Jacarezinho e Ourinhos, dentro das terras da antiga fazenda de Antônio José da Costa Júnior.

5ª Hipótese “os boatos”: Por existir um patrimônio com esse nome, não muito distante da nova estação em terras paulistas, mas situado em terras paranaenses. A maioria das pessoas que embarcavam e desembarcavam nos primeiros trens da Sorocabana em nosso povoado, vinham de “Ourinho” ou “Ourinhos”. O nome pegou e passou para o povoado.

Como o nome “Ourinhos” surgiu não importa realmente, o que importa é que a denominação "Ourinhos" sempre prevaleceu desde a sua emancipação política e que este nome combina perfeitamente com o povo de um coração de ouro.


Informações Turísticas
Pontos Turísticos
História de Ourinhos
Telefones Úteis
Cinemas
Horários de Ônibus
Horários do Comércio
Mapa de Ourinhos
Praças
Ciclovias
Trilhas de Caminhada


Guia da Cidade
Food Trucks
Camelódromo
LanchódromoMercadão
Plaza Shopping
Shopping Cinemarti
Galerias Comerciais