Museu Municipal Histórico e Pedagógico

Turismo

Inaugurado em 1996, o Museu Municipal Histórico e Pedagógico de Ourinhos possui um acervo de fotos, revistas e documentos antigos que relatam a história política, geográfica, demográfica e social desse município paulista. Lá os visitantes encontram, por exemplo, o primeiro jornal da cidade e toda a coleção do Jornal A Voz do Povo, publicação histórica mais importante da cidade.

Entre os objetos destacam-se também peças indígenas - especula-se que índios Umbus e, posteriormente, Guaranis povoaram a região. Em exibição, pedras lascadas e polidas para uso doméstico, armas para caça, pesca e sacrifícios (a "machadinha de sacrifício", ainda sem datação, utilizada em rituais) e também instrumentos usados nas colheitas e ornamentos para os dias de festa. A maioria das peças está intacta.

O museu fica no antigo pátio da ferrovia da Estrada de Ferro Sorocabana, que teve sua construção em Ourinhos, no início de 1905, atraiu trabalhadores de outras cidades da região. A ferrovia liga Ourinhos às capitais São Paulo e Curitiba, a outras cidades do Paraná e do interior paulista, como Assis e Avaré. Ela funcionou por muitos anos para transporte de passageiros e atualmente serve principalmente para o transporte de combustíveis e da produção agrícola da região.



Detalhes

Endereço: Rua Henrique Tocalino, s/nº, Centro

Telefone: (14) 3324-6244

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Atividades: Acervo histórico da cidade


Informações Turísticas
Pontos Turísticos
História de Ourinhos
Telefones Úteis
Cinemas
Horários de Ônibus
Horários do Comércio
Mapa de Ourinhos
Praças
Ciclovias
Trilhas de Caminhada


Guia da Cidade
Food Trucks
Camelódromo
LanchódromoMercadão
Plaza Shopping
Shopping Cinemarti
Galerias Comerciais