A Santa Casa

Turismo

O primeiro passo para o empreendimento se deu com a conquista do terreno, onde hoje se encontra o nosso hospital junto ao proprietário, Senhor Álvaro Ferreira de Moraes.

Obtido o terreno, teve início a grande obra do Dr. Hermelino, que usando de todo o seu respeito e credibilidade adquirida ao longo de seus anos de árduo trabalho dedicada ao atendimento médico passou a visitar todos os fazendeiros, comerciantes e industriais, instituindo o famoso “Livro de Ouro”, com a adesão de pessoas, que mensalmente contribuíam financeiramente ou com materiais, para o prosseguimento das obras.



A pedra fundamental de nosso hospital foi lançada no dia 07/08/1942, e tal solenidade foi marcante para a história de Ourinhos.

Após quase um ano realizando eventos para angariar fundos e percorrendo a região solicitando donativos, arrecadando o que pudesse ser revertido em benefício da Santa Casa, no dia 1º de maio de 1943, enfim se deu a inauguração da Santa Casa de Ourinhos.

Dr. Hermelino pode assim ver seu grande sonho se tornar realidade.

Com a presença de várias autoridades representando a União, o Estado e os Municípios de toda região, e de uma grande massa popular, a placa de inauguração foi descerrada, marcando o início das atividades do Hospital Santa Casa de Ourinhos, fato que mereceu destaque em todo o Estado de São Paulo.

Coube ao idealizador e construtor da Santa Casa de Ourinhos, a incumbência de dirigir o hospital por um longo período, sempre com muita competência e honestidade, demonstrando sua capacidade administrativa e profissional.

Desde 19 de julho de 1943 até meados de 1974 a administração do hospital esteve a cargo da congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, porém as circunstâncias fizeram com que se buscassem novas pessoas e entidades que o administrassem.

Naquele ano foi modificado o Estatuto Social e diversos grupos administraram a Instituição, situação que se prolongou por 20 anos, quando ocorreu a intervenção municipal que perdurou até julho de 2009. Nos últimos três anos dessa última fase, por orientação do Senhor Prefeito Municipal, houve uma mudança no estilo administrativo, com a implantação do Grupo Gestor Externo, que conduziu os trabalhos visando a retirada da intervenção municipal, efetivada através do Decreto Municipal No. 5707 de 08/07/2009.

A partir de então com o novo estatuto aprovado, a entidade passou a ter a denominação de Associação da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, a qual congrega o Hospital da Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Saúde Mental de Ourinhos.


Informações Turísticas
Pontos Turísticos
História de Ourinhos
Telefones Úteis
Cinemas
Horários de Ônibus
Horários do Comércio
Mapa de Ourinhos
Praças
Ciclovias
Trilhas de Caminhada


Guia da Cidade
Food Trucks
Camelódromo
LanchódromoMercadão
Plaza Shopping
Shopping Cinemarti
Galerias Comerciais